3 dicas para aumentar a fidelização dos clientes da sua loja
A função mais importante de um gestor é monitorar de perto as métricas do negócio, tendo uma visão clara do desempenho diário e/ou mensal da loja. Afinal, só assim é possível tomar decisões estratégicas com embasamento e identificar as melhores oportunidades.
Uma das métricas mais valiosas nesse sentido é a taxa de fidelização dos clientes. Você sabe quantos clientes retornam à sua loja? A frequência com a qual eles voltam a comprar ou utilizar um serviço? Sabe como melhorar essa taxa?
A seguir, preparamos 3 dicas que te farão ter um relacionamento melhor com seus clientes. Confira:
- Serviço pessoal
Ter um pet é como ter alguém da família: o cuidado, a atenção e o carinho devem estar em primeiro lugar quando o assunto é o nosso bichinho. Portanto, considere treinar a equipe para receber muito bem os clientes que chegam na sua loja.
Pense bem: é possível adquirir a mesma ração ou o mesmo acessório em diferentes lojas. Mas, só na sua, o animal será tratado pelo nome, o tutor terá confiança porque sabe que o serviço é de qualidade e ali ele é sempre muito bem recebido. O serviço pessoal é um diferencial que fideliza os clientes.
- Digitalização do sistema
Chega de anotar compras no papelzinho e perder isso no final do dia. A digitalização dos sistemas de gestão é um excelente aliado pela fidelização dos clientes e a gente vai te explicar como.
Ao gerar dados e informações de quem compra na loja, é possível entender o comportamento do seu cliente: qual a frequência que ele está em contato com a marca, quais itens ele compra, qual o animal de estimação e quais as necessidades desse pet, entre outras coisas. E saber tudo isso te deixa sempre um passo à frente.
Se o cliente sempre compra a cada trinta dias uma ração, mas já passaram quarenta e ele ainda não retornou à loja, essa é uma boa oportunidade de mandar uma mensagem falando sobre uma oferta que a loja está fazendo.
Ou então é possível até antecipar os passos do cliente e lembrá-lo da vermifugação necessária para o pet.
- Cashback
Dar, para receber. Nas campanhas de cashback os clientes conseguem ver claramente uma vantagem para eles. E isso é realmente importante quando falamos sobre compra e venda.
Oferecer um crédito para compras futuras é uma forma de fidelizar clientes, que continuam mês após mês a comprar na sua loja porque possuem estímulos financeiros para isso.
Agora, considere aplicar não só uma ou duas, mas todas as dicas que propusemos nesse artigo e acompanhe de perto as métricas ligadas a fidelização dos clientes da sua empresa.